Supervisão

O que é supervisão clínica?

A supervisão em musicoterapia é um espaço de aprendizado e desenvolvimento profissional no qual um musicoterapeuta experiente oferece orientação e apoio a um colega menos experiente em certa área de atuação. É uma oportunidade de refletir sobre a prática clínica, explorar novas abordagens e possibilidades terapêuticas e discutir casos de pacientes. A supervisão também ajuda a lidar com desafios éticos, emocionais e práticos que venham a surgir na prática da musicoterapia.

Por que procurar supervisão?

1- Orientação individual: Sessões de supervisão individualizadas, adaptadas às suas necessidades específicas. Isso permite uma atenção personalizada às suas metas e desafios.

2- Discussão de casos clínicos: Análise de casos clínicos e assim explorar diferentes possibilidades terapêuticas e discutir estratégias para melhorar os atendimentos.

3- Desenvolvimento Profissional: Auxílio para desenvolver seu conhecimento em musicoterapia, mantendo-o atualizado com as últimas pesquisas e práticas na área.

4- Suporte Emocional: A musicoterapia requer bastante do nosso lado emocional. A supervisão também é um espaço seguro para discutir suas experiências e lidar com questões emocionais relacionadas à sua prática.

5- Ética e Prática Profissional: Questões éticas e dilemas comuns na musicoterapia também podem ser temas da supervisão em musicoterapia, garantindo que você esteja seguindo os mais altos padrões profissionais.

A supervisão em musicoterapia é uma ferramenta valiosa para aprimorar suas habilidades terapêuticas e fornecer o melhor atendimento possível aos seus pacientes.

Sobre mim

Apaixonado por música e tudo que permeia esse universo. Graduado em Música, habilitação em violão, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), especialista em Musicoterapia pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro (CBM-RJ) e com diversos cursos na área de produção musical e saúde. Vasta experiência com aulas de música, passando por diversas escolas e com aulas particulares, individuais e em grupo. Atuou como musicoterapeuta no Hospital Central do Exército, Caps II e CapsAd. Tem pratica com diversos tipos de pacientes, como transtorno do espectro autista, sindrome de Down, transtornos do neurodesenvolvimento, ansiedade, situações de luto, depressão, entre outros. Gestalt-terapeuta pelo Instituto Gestalt de Curitiba. Atualmente é Musicoterapeuta no HCB (Hospital da Criança de Brasília José Alencar) e no CREPEM-DF (Centro de Referência, Pesquisa e Extensão em Musicoterapia do Distrito Federal. Trabalho com o crescimento humano a partir do desenvolvimento na nossa musicalidade.

AMT-DF: 001